Outubro é o mês das bruxas e, como todo ano, época de lançamento de filmes (e
alguns games)
feitos pra congelar a espinha da galera. Agora não me vem à cabeça nenhum
jogo de terror que sai este mês, mas já sabemos que a oferta será interessante
num futuro próximo, com o apavorante Silent
Hills e o recém lançado Fatal
Frame: Oracle of the Sodden Raven que
deve vir para o ocidente.
Mas sabe como é que os jogos de terror tentavam nos assustar nos anos dourados
dos games – os anos 80? Se você tem idade
suficiente vai lembrar de alguns exemplos mas, se perdeu aquela época, talvez
tenha interesse em conhecer alguns dos games clássicos
de terror e como os desenvolvedores tinham que usar a criatividade e inventar
maneiras de meter medo – algumas, claro, funcionavam melhor que outras.
Haunted House (Atari 2600, 1982)
Com uma arte de capa incrível (que ilustra este post), Haunted
House é um dos primeiros games de terror – se não o primeiro. Preso
em uma mansão mal-assombrada, você precisa encontrar 3 peças de um baú
enfeitiçado e fugir, evitando os ataques de morcegos, aranhas e o fantasma do
dono da mansão.
O jogo quer assustar da seguinte maneira: não só o personagem é representado por
nada mais que um par de olhos mas, a trilha sonora é estranhamente minimalista e
os cômodos da mansão são todos idênticos, fazendo o jogador se perder em um
labirinto e torcer para encontrar a saída.
Alien (ZX Spectrum, 1984)
Assim como o recém lançado Alien:
Isolation, neste game você precisa cumprir missões sem que
o xenomorfo (alien)
te capture: expulsa-lo da Nostromo ou escapar com uma das naves de fuga
(sem esquecer de levar o gato Jones,
assim como no filme). Só que, diferente do Alien:
Isolation que tem gráficos
lindos responsáveis pela ambientação, o antigo game Alien é uma espécie de jogo de estratégia
8-bit, que consegue manter a tensão e o suspense com abordagens diferentes (já
que o visual era limitado).
Os personagens que você controla – que são os mesmos do filme – às vezes irão se
recusar a obedecer um comando se estiverem apavorados. Um dos personagens é um
andróide infiltrado cujo trabalho é proteger o xenomorfo. O gato Jones gosta de alguns personagens mas não de
outros (no filme ele foi responsável pela morte de Brett).
E como se não bastasse, o xenomorfo está em algum lugar da nave, esperando para
atacar…
Go to Hell (ZX Spectrum, 1985)
Indo parar no inferno, o jogador precisa se aventurar por uma rede de cavernas
macabras e encontrar as sete cruzes que o levarão para casa. Apesar de ser um
jogo simples, Go
to Hell é cheio de imagens
grotescas: cadáveres, crânios sendo serrados, cabeças sendo esmagadas por
pregos, rios de sangue e tridentes que dão o tom de terror do game.
Pena que tudo é tão colorido que acaba sendo mais cômico do que assustador, mas
ainda assim é legal.
Castlevania (NES, 1987)
Clássico inegável, Castlevania é peça essencial em qualquer
coleção/lista degames com temática de terror. Nele o jogador
precisa eliminar a raça dos vampiros até encontrar o vilão Alucard,
passando por florestas e castelos cheios de monstros.
Embora este game não tenha nenhum elemento que tenha a
intenção de assustar ou deixar tenso o jogador – apesar de a arte de capa ser
meio macabra – ele busca inspiração na cultura popular, com referências aoCorcunda e ao monstro de Frankenstein,
na mitologia grega com a Medusa e
até a própria Morte aparece
para enfrentar o personagem Simon
Belmont. Além disto, ele é considerado um dos jogos mais difíceis de todos
os tempos e, se isso não é apavorante, então não sei o que é!
Splatterhouse (Arcade, 1988)
Minha série favorita de filmes de terror é Friday
the 13th, no entantoSplatterhouse não conta a história de Jason
Voorhees, muito embora o personagem principal, Rick,
seja claramente
inspirado no serial
killer dos cinemas. Mais
conhecida pelos clássicos Pac-Man e Galaga,
a japonesa Namcolançou
este beat’em
up de terror que, apesar de ter mais ação, também garantia uns sustos nos
jogadores mais desavisados.
Friday The 13th (NES, 1989)
Agora sim, o jogo se passa no universo do assassino Jason,
porém você só pode jogar com os adolescentes monitores de acampamento. O jogo é
plataforma side-scrolling simples, em que você se aventura pelo
acampamentoCrystal
Lake eliminando mortos-vivos, coletando itens e armas para matarJason
Voorhees.
Talvez o mais assustador neste jogo é que ele foi publicado pela LJN, publisheramericana
que, no final dos anos 1980, licenciou uma porrada de gamesbaseados
em filmes – todos, dizem as más línguas, péssimos – como Jaws,Back
To The Future e Karate
Kid.
Sweet Home (Famicom, 1989)
Conhecido como o pai da série Resident
Evil – e do gênero survival
horror em geral – Sweet
Home, da japonesa Capcom,
é uma adaptação do filme homônimo. No game os personagens (todos controláveis,
sendo possível alternar entre eles) precisam encontrar a saída de uma mansão
assombrada que está a ponto de desabar. Ele é um dos primeiros jogos a usar a
mecânica para deixar o jogador nervoso, com munição escassa, inventário limitado
e personagens que, se morrem, não voltam mais.
Ao invés de dar sustos no jogador, Sweet
Home vai gradualmente aumentando
a tensão e gerando um incômodo claustrofóbico. Pode parecer um jogo básico para
os padrões de hoje, mas veja como o gênero evoluiu desde Haunted
House até do final da década, pavimentando o caminho para uma nova geração
de games de terror que estaria por vir.