Fórum Retro Game : 1 - RetroGames : Nostalgia Total : Cartuchos mais caros do mundo - Snes

 


victordeth

Posts: 87
Desde: 31/10/2013
Local: SP Cotia

Minha Coleção
Meus Anúncios




Cartuchos mais caros do mundo - Snes

10/03/2014 17:28:20  0



Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

No post de hoje, trazido com vocês com apoio da Sempre Joias, buscamos trazer um pouco do mundo raro e lucrativo dos colecionadores de games.

A muito tempo atrás, muito antes das mídias digitais, e muito antes dos emuladores baixados da internet, existia um mercado forte de cartuchos de video-games. Conforme a tecnologia evolui, essas plataformas foram ficando obsoletas, mas não foram perdendo o valor: pelo contrário.

O mercado de cartuchos, como todo tipo de relicário, foi se especializando e tornando-se mais refinado. Os cartuchos originais foram se tornando cada vez mais raros, e naturalmente seu preço agregou muito mais do que o preço do jogo: tornaram-se peças de coleção.

Então se você possui um ou outro cartucho original em sua coleção relaxe, encoste-se na cadeira, e veja esse post até o fim: Você pode ter uma peça rara de coleção nas mãos e nem imaginar!

OS CARTUCHOS JAPONESES MAIS CAROS

Andei pesquisando em sites gringos, ficar atualizado em relação a preços dos cartuchos japoneses é algo bem difícil quando não se têm um contato no próprio japão (já que os preços de mercado tendem a flutuar ainda de país pra país, e muitas releases que no japão são comuns, nos EUA nunca viram a luz do dia.) Mas este são alguns dos cartuchos mais procurados:

 

Kunio-kun no Dodge Ball Zenin Shuugou Tournament Cartucho especial Dourado

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Esse cartucho é uma verdadeira raridade, se trata de um jogo de “Queimada” que era muito popular em 1992-1993. Nessa época a Technos (empresa que produzia o título) fazia vários torneios do jogo no japão, e quem vencia levava pra casa esse belíssimo troféu com o cartucho do jogo na cor dourada. O tempo passou, o jogo caiu no esquecimento, mas o valor de colecionador do produto só aumentou. Nos EUA colecionadores costumavam pagar a partir de 1200 dólares por ele,  isso sem o troféu. E hoje o valor deve estar aumentando potencialmente.

SUPER BOMBERMAN 5 KORO KORO COMIC Edição Limitada cartucho dourado Famicon

Koro Koro no japão é uma revista em quadrinhos japonesa bastante popular na década de 90. Além dos personagens Kawaii, uma estratégia de marketing é que a revista trazia como brinde algumas coisas legais, como por exemplo cartuchos para portáteis (Pokemon teve uma versão lançada nessa revista e estourou de vender!). Nesse caso, essa edição de Bomberman 5 dourada foi um desses brindes, cuja data de lançamento pra mim é um mistério, não consegui achar nem mesmo nos sites sobre Koro Koro, mas um fato interessante é que atualmente esses cartuchos valem nos EUA na faixa de 450 dólares se estiver num estado aceitável, sem a revista original. Com a revista original, até hoje não se tem relato de venda, mas calcula-se que valeria alguns milhares de dólares num leilão.

Mario & Wario cartucho dourado com Mouse set

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon
Esse talvez seja o cartucho campeão nessa lista de jogos japoneses. Se tratando do cartucho edição limitada dourado com mouse na caixa, o cartucho pode chegar a valer mais de 25 mil dólares. Duvida? Atualmente tem um em leilão no e-bay e já está com lance de quase 30 mil (um exagero na minha opinião). Claro que o cartucho está na caixa original em condições quase impecáveis.

Rendering Ranger R2

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon
A história deste é bem interessante. Se trata de um cartucho raro cuja produção estima-se em apenas 5 mil cópias. É um shooter de naves horizontal que foi lançado apenas no japão e inicialmente seria chamado de Targa, mas com a mudança de publicação do produto pra uma subsidiária japonesa da Virgin Interactive, o jogo foi todo traduzido pro inglês e mudou de nome. Feito com uma tecnologia de gráficos pré-renderizados (a mesma tecnologia que seria usada no Sucesso Donkey Kong Country) o jogo hoje é um dos mais raros de ser encontrado mesmo se o cartucho não estiver lá essas coisas. Um cartucho funcional dele (mesmo meio danificado) pode valer de 200 a 500 dólares. Caso você seja um sortudo que guardou ele com a caixa e tudo, esses valores podem facilmente dobrar.

EDIÇÕES LIMITADAS E COLECIONÁVEIS

Essas edições abarcam alguns jogos que foram lançados pelas companhias com objetivos específicos, ou como pacotes limitados. Alguns desses títulos incluem cartuchos raros para competição, que era fornecido pelas produtoras para lojas de video-game fazerem campeonatos e geralmente possuem só algumas fases específicas e com ênfase nos contadores de pontuação.

Cartucho de competição de Donkey Kong Country

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon
Este é um exemplo de cartucho de competição cuja produção foi bem limitada (estima-se em 2500 cópias apenas). Consiste de apenas algumas fases selecionadas, cujo tempo limite é de 5 minutos, depois disso o cartucho trava e precisa ser reiniciado para o próximo jogador competir. Foram feitas alguma modificações também na fase e no contador de pontos, e os cachos de bananas nas fases foram substituídas por bananas normais para aumentar a dificuldade de se obter grandes pontuações. É impossível chegar nas fases bônus através de pontuação a não ser que se utilize de alguma trapaça. Virou um item bastante negociado de colecionador devido a sua raridade, mesmo tendo a própria Nintendo vendido alguns por catálogos. O cartucho costumava ser negociado na faixa dos 200 dólares chegando já a ser negociado por mais de 700 dólares. Mas de 1 ano pra cá uma avalanche de cartuchos desses invadiu o mercado, não se sabe exatamente como, e os preços caíram absurdamente passando a valer um média de 80 dólares apenas (podendo valer até 5 vezes mais se estiver na caixa original). Além disso, alguns usuários vendem o cartucho original falando que é o competition, mas o competition tem os dizeres “competition cartrige” na imagem do cartucho. De qualquer forma se você for algum sortudo que possui um, guarde pois pode voltar a valer muito.

Starfox: Super Weekend Cartridge

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon
Assim como a edição do Donkey Kong de competição, esse cartucho teve distribuição limitada. Produzido especialmente para a revista GamePower, ela conduzia torneios por todo País. O cartucho contém a primeira fase modificada também com limite de 5 minutos, e com mais dificuldades e inimigos no caminho. Costumava-se premiar os vencedores com camisetas e agasalhos, e em alguns casos, até viagens para outros países. Esses torneios eram relativamente comuns em 1993, e estima-se que apenas 2000 unidades foram produzidas. Mesmo com a desvalorização do cartucho atualmente, ele pode valer até 100 dólares em sites de leilão, tendo já sido vendido a 2 anos atrás por uma média de 250 dólares. Um original na caixa está sendo negociado no e-bayhoje por 799 dólares.

Exertainment Mountain Bike Rally/Speed Racer Combo

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon
Não se sabe exatamente quantas cópias foram produzidas desse produto, mas sabe-se que ele é tão raro que é considerado por muitos como o “Santo Graal” dos jogos de Super Nintendo. Esses jogos foram produzidos compatíveis com o sistema Fitness do Snes, que era uma aparelinho que você plugava do seu SNES numa bicicleta ergométrica, instalava 2 pequenos joysticks na manete da bicicleta e jogava enquanto fazia exercícios. Eram 2 jogos, e os 2 vinham no mesmo cartucho (os jogos em cartucho separados também são raros, mas nem chegam aos pés desse único cartucho). Nem preciso dizer que o sistema não foi muito popular (assim como a nintendo Power Glove). No fim das contas, restou uma peça de coleção muito rara, que facilmente pode ser vendida por aí mesmo fora da caixa por cerca de 2 mil dólares. Existe atualmente um leilão de um produto desse na caixa em perfeito estado de conservação pedindo a bagatela de 30 mil dólares (também exagero, na minha opinião).

 

CARTUCHOS COMUNS SEMI-RAROS

Eis aqui alguns cartuchos que você pode ter na sua casa perdido. Foram amplamente distribuídos mas com o tempo se perdendo. Não alcançam valores estratosféricos mas apenas valorizaram com os anos, e dependendo do estado, podem valer uma boa grana. Se o cartucho possuir memória interna de save com a bateria original, o valor dele aumenta exponencialmente. Na caixa então, pode significar uma peça de coleção bastante lucrativa.

Earthbound

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon
Considerando um dos melhores RPG’s para Snes, tanto que ganhou remake recentemente pra celular (e está custando uma nota), é um dos jogos que mais se valorizou como o tempo da lista de games de raridade “normal”. A mais ou menos 3 anos atrás era relativamente fácil achar cartuchos dele originais por 90 dólares, hoje nos sites de leilão não se acha por menos de 150 dólares. Um desses cartuchos originais na caixa, com os manuais e tudo mais está sendo negociado por um preço próximo de 500 dólares no e-bay hoje.

Ogre Battle – March of the Black Queen

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Esse jogo teve apenas 25 mil cópias lançadas, então é um pouco raro já por natureza. Somado a isso é um bom jogo cuja série tem fãs no mundo todo. Atualmente um cartucho desse com bateria funcional pode valer de 80 a 150 dólares nos sites de leilões. Se estiver em condições impecáveis, na caixa original e com os manuais, esse valor pode dobrar (apesar que não se conhece muitos cartuchos nesse estado.)

Trilogia Ninja Gaiden

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Apesar do cartucho não ter vendido muito quando lançou, trazia alguns gráficos melhorados e passwords extras além dos 3 jogos em 1. Me lembro de ver esses cartuchos pra locação na minha cidade, portanto não era um jogo raro. Mas por algum motivo, talvez por muita gente não valoriza-lo, acabaram se perdendo, e seu preço subiu. Podendo valer de 80 a 150 dólares, esses cartuchos têm tido bastante procura nos círculos de colecionadores.

Castlevania Dracula X

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Um jogo que também acabou não tendo uma boa recepção no lançamento, acabou ganhando um gás depois do fortalecimento da franquia com os anos. Lembro-me também de ver cartuchos originais pra locação na loja onde eu costumava alugar fitas. Graças ao hype da franquia, não se acha para compra um cartucho desse por menos de 100 dólares. Na caixa e com manual pode valer mais que o dobro.

Harvest Moon

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

A versão americana desse jogo têm tido aumento de procura ultimamente. A franquia se fortaleceu a a hype no título também. sem dúvida é um jogo bem divertido e único nos Snes. O bom e velho jogo de simulador de fazendinhas (muito antes do farmville) hoje pode ser vendido por mais de 150 dólares. Em condições melhores e com bateria original o cartucho pode ser vendido pelo dobro do preço. Há um com caixa e manual a venda no e-bay hoje  cujo leilão já chega a 400 dólares. Todo mundo adora plantar vegetais e criar vaquinhas, não tem jeito.

Chrono Trigger

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Esse jogo famoso, que é mundialmente reconhecido, já teve seus preços lá em cima. A cerca de 3 anos atrás uma copia fechada na caixa foi vendida por 1200 dólares num leilão. Hoje os preços já estão mais baixos, começaram a cair mais oumenos a uns 2 anos atrás quando relançaram ele pro Nintendo DS. Mais ainda hoje pode-se lucrar de 50 a 100 dólares num cartucho funcional, e o dobro nos que vêm com a caixa e manual.

Megamen X3

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Trazendo uma das melhores tecnologias gráficas já feitas pro Snes, o jogo têm ganhado uma hype. O chip dele traz uma tecnologia bem inovadora e única pra época, que permitia algum nível de detalhamento “3d”. Por isso os cartuchos ainda valem uma graninha, custando de 130 a 300 dólares nos sites de leilão. Esse valor pode mais que dobrar se estiver na caixa original.

Aero Fighters

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Esse jogo também é conhecido pela versão japonesa chamada Sonic Wings, e veio do Arcade e portado por uma empresa americana nos EUA com esse nome. Teve poucas cópias produzidas e é talvez um dos cartuchos comerciais mais raros pro Snes hoje (lembrando que só vale pra versão americana sob esse título). Hoje esses cartuchos em leilão oscilam na faixa de 300 dólares. Com a caixa, o valor pode facilmente dobrar. Muitos tentam vender Sonic Wings que teve uma versão americana produzida como item de colecionador, pois é quase o mesmo jogo. Mas o valor do cartucho não chega nem de perto a ser o mesmo.

Super Mario RPG – Legend of Seven Stars

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Esse cartucho não é raro, nem de longe. Mas é um jogo bem querido porque é talvez o único jogo de RPG do Mário já feito pra Snes. Além do mais trazia mecânicas bem interessantes de jogo e inovadoras. Por isso esse cartucho têm tido muita procura. Atualmente o preço dele oscila na faixa de 50 dólares (o dobro com manual e caixa), mas sabendo que é uma peça essencial em qualquer coleção, esse preço deve aumentar com os anos. Guarde o seu cartucho!

Super Copa

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Eis um que têm boa chance pro nosso mercado. Essa versão do jogo Sideckick Soccer era narrado em espanhol/português (bem como os antigos jogos do International Superstar Soccer) e é relativamente raro pois só foi distribuido na América do Sul e México. Aqui no Brasil talvez se encontre o maior número desses cartuchos, que foi lançado em 1991, e atualmente os gringos têm pagado de 100 a 150 dólares só no cartucho. Com a caixa original, esse valor facilmente pode dobrar.

Super Turrican 2

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Super Turrican é um jogo estilo Contra lançado em 1995. Não teve muito sucesso, mas sua raridade têm sido notada por colecionadores. A versão americana do Snes vale hoje de 150 a 300 dólares (sendo a versão japonesa mais comum, custando a metade). Na caixa e com manual, o preço mais que dobra.

Hagane: The Final Conflict

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Hagane é um jogo bem raro. É uma espécie de Ninja gaiden, que na época do lançamento (1995) foi muito criticado pelos seus gráficos ruins e pela dificuldade absurda. O jogo ainda não tinha nenhum tipo de password ou Save. Mas uma coisa ajudou para tornar esse título raro. Ele só se encontrava para venda pela Blockbuster (locadora famosa nos EUA) e isso colaborou para aumentar a dificuldade de achar o jogo. Um cartucho desse jogo hoje vale facilmente  de 300 a 500 dólares, isso só o cartucho, já que caixa e manual são raríssimos. Existe um desses com caixa e manual no e-bay pedindo quase 1800 dólares.

Terranigma NTSC –  Original Europa e Austrália

Os cartuchos mais raros e valiosos do Super Nintendo/Famicon

Terranigma é um jogo bacana de action RPG no estilo Seiken Densetsu. O jogo original japonês foi copiado e lançado NTSC somente na Europa e na Austrália, nunca chegou aos EUA. A alguns anos atrás uma companhia comprou os direitos do título, fabrica os cartuchos e vende por 60 dólares. Mas os cartuchos originais NTSC que eram vendidos na Europa e Austrália podem chegar a valer mais de 200 dólares.


Fonte: poepra2.com.br/



 


Victor Deth
Administrador RetroGame



 Login
 
Para usar este recurso é preciso estar autenticado
Login:
Senha:
 
ainda não é membro do forum? Clique Aqui